Você conhece os dispositivo de proteção contra surto?

dispositivo-de-protec-o-contra-surtos-eletricos-dps-127v-220v-bivolt-270v-30ka-clamper-120758

Dispositivos de proteção contra surtos elétricos ou descargas atmosféricas (DPS) são como disjuntores que protegem a parte interna da residência, desligando a energia da rede elétrica quando há uma descarga atmosférica muito forte.

Essa descarga, conhecida como surto elétrico, tem como consequência danificar parcial ou totalmente os equipamentos conectados à tomada. Ou seja, compromete tanto a rede elétrica quanto a telefônica.

A norma brasileira de instalações elétricas NBR 5410/2014 e a Norma Brasileira de SPDA NBR 5419/2015 tratam da obrigatoriedade do uso do DPS.

Para-raios

Para evitar alguns danos aos aparelhos, causados por descargas atmosféricas, utiliza-se o famoso para-raios. Trata-se de uma haste de metal, feita com cobre ou com alumínio.
A sua função é proteger edifícios, atraindo as descargas elétricas para as suas pontas e desviando-as para o solo por meio de cabos de baixo valor de resistência. Porém, a finalidade desse equipamento é proteger principalmente a parte externa, mesmo utilizando o para-raios, os seus aparelhos ainda podem estragar.

Como funciona o DPS

Pode ser instalado na entrada padrão ou no Quadro de Distribuição Geral (QDG), protegendo todos os aparelhos ou apenas um. De um lado, o dispositivo está ligado à fase/ neutro; do outro extremo, à terra.
Quando há descargas atmosféricas, o dispositivo regula a tensão fornecida e a absorve, escoando-a para o sistema de aterramento. Quando essa energia está além da sua capacidade, o aparelho é queimado, acionando o dispositivo térmico que desliga toda a rede elétrica, evitando danos aos equipamentos.
Para verificar se houve essa queima, todos os dispositivos de proteção possuem um indicador de estado. Se ele ficar vermelho, é porque o circuito está danificado, precisando ser trocado.

Classes de DPS

Há muitas opções de dispositivos que atendem a vários equipamentos e a vários ambientes. Afinal, cada Dispositivo de Proteção contra Surto Elétrico possui uma finalidade.
A seguir, veja as classes que existem e quais as situações em que cada uma pode ser aplicada. São divididas entre:

• Classe I: instalações que levam descargas atmosféricas diretamente nas hastes de para-raios ou na rede elétrica. É um recurso muito utilizado em indústrias e em construções de elevadas alturas (edifícios, por exemplo);
• Classe II: usadas para proteger o local, em geral, do aumento excessivo da tensão. Esses dispositivos são aplicados em casas e em residências;
• Classe III: o nível de proteção dessa classe abrange equipamentos sensíveis a surtos. São instaladas em cada aparelho.Utilizada na maioria das residências e em lugares onde não pode haver nenhum tipo de alteração na tensão.

Rolar para cima
Rolar para cima Pular para o conteúdo